top of page

BLOG

O que é AVC e o uso de Toxina Botulinica como Tratamento.


O QUE É AVC?

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é uma das principais causas de morte e de sequelas no mundo e no Brasil.

O acidente vascular cerebral ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.

Um AVC ocorre quando o fornecimento de sangue a uma parte do cérebro é impedido por:

Uma obstrução - que se designa de AVC Isquémico, ou uma hemorragia - que se designa por AVC hemorrágico.

Quando o fornecimento de sangue é interrompido, o cérebro não obtém o oxigênio necessário e as células do cérebro param e morrem. As células mortas do cérebro não se recuperam. Uma vez que o cérebro controla tudo que fazemos, sentimos, pensamos e lembramos, danos no cérebro afetam essas capacidades conforme a parte onde ocorreu o AVC e o que essa parte controla.

O AVC pode apresentar os seguintes sintomas:

Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo;

Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo;

Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos;

Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem;

Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente;

Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

O AVC é uma das patologias que mais incapacitam para a realização das atividades cotidianas. Conforme a região cerebral atingida, bem como de acordo com a extensão das lesões, pode levar as pessoas a um estado de absoluta dependência.

O tratamento com aplicação de toxina botulinica tem sido usada com eficiência para tratar a espasticidade, rigidez muscular que provoca dificuldade no movimento, principalmente nos braços e pernas, que afeta a mobilidade da maioria das vítimas que sofreram com AVC.

A substância é aplicada no músculo que está com rigidez devido à alguma lesão do sistema nervoso central trazendo mais mobilidade e benefícios físicos aos pacientes.

78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page